CÉREBRO QUÂNTICO - SILVIA MALAMUD

Quando recentemente o Dalai Lama esteve nos visitando, divinamente pregou a prática da meditação como cura para diversos estados de mal-estar da existência, bem como uma via para a transcendência. Ensinou-nos que o estado meditativo mediante a prática intensa tende a promover estado mental e de alma diferenciados. Como resultados obtidos, visão de mundo, de realidade, de si mesmo e de status espiritual alcança qualidade positiva de consciência bastante singular. E, por fim, começo de tudo, felicidade e tranqüilidade inatas estabelecem-se no agora absoluto dos praticantes.

Observando estes preceitos, tive a grata surpresa de me encantar com as observações de um neurocientista (infelizmente não me recordo o nome) que ouviu o Dalai Lama. Este conclui que o estado cerebral "meditativo" obtido por intenso treino ensina e doutrina o cérebro no melhor sentido, a funcionar em determinados padrões de ondas mentais. Estado este, também pesquisado no ocidente e utilizado, por exemplo, para determinar rebaixamento de pressão arterial e em programas de feedback visando promoção de saúde nas mais diversas áreas.

Outra pesquisa interessante é que este mesmo estado de ondas e conexões cerebrais podem ser alcançadas quando rezamos e mesmo quando estamos em contato com algo que nos leva a sentimentos de religiosidade. O estado de espírito propício para estas vivências podem advir desta situação cerebral. Como conseqüência deste tipo de experiência positiva, o bem-estar mental alcançado pela oração pode levar o indivíduo a se programar rezar todas as manhãs promovendo alteração em suas conexões cerebrais. A qualificação que damos a este estado cerebral alcançado é pessoal, neste caso, vai pelo assunto religiosidade.

O fato explanado pelo neurocientista é de que nosso cérebro, nossas mentes são obedientes aos nossos mandatos e treinos. Se nos treinamos neste estado cerebral meditativo, para o oriente, ou de relaxamento, para o ocidente, nossa atividade neuronal se direcionará para o padrão de resposta e sensações repetidamente desenvolvidos para determinado objetivo proposto.

Consciência, foco, determinação e ritmo são regras básicas para nos constituirmos em tudo que intencionarmos. O estado meditativo é apenas um exemplo de como isso pode ocorrer com maestria. Podemos efetivamente mudar padrões em todas as áreas das nossas vidas. Basta exercitar a fórmula "mágica" de repetição, foco e consciência no que se faz, inclusive, para sairmos do piloto automático de e deixarmos definitivamente de sermos robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia.

Tive um paciente de 25 anos, que por conta de sua história de vida, toda vez que tinha que se levantar para trabalhar, acabava perdendo a hora e dormindo. Resistia em se tornar adulto. Para ele, a transição mostrava-se penosa. Embora o seu Eu adulto quisesse trabalhar, sua Criança interior resistia em se acoplar a sua totalidade dando-lhe criatividade e impulso de vida. O problema é que a repetição do sono pela manhã envolveu seu cérebro num padrão repetitivo de letargia.

Você deve estar se questionando o que fizemos para mudar este padrão cerebral. Instalamos nele um novo padrão reflexivo, que penso ser algo semelhante, se não igual, ao estado meditativo cultuado pelo oriente. O cérebro dele passou a funcionar no circuito EMDR de cura emocional.

De acordo com a teoria acima, entendo que o cérebro de quem constantemente faz EMDR se treina neste estado ágil de reflexão e de solução de conflitos. Se não resolve por si ao longo do dia, faz as conexões para que a sessão terapêutica seja altamente eficaz e rápida. Com a prática, as conexões cerebrais mudam o foco para desenvolvimento e aprimoramento de si e auto-superação.

O estado mental da meditação, relaxamento, religiosidade é o mesmo, mas a crença e foco que colocamos nele é o que faz a diferença nos objetivos conquistados. Se atribuirmos um valor religioso para este estado, está tudo certo, se atribuirmos a intenção de baixar a pressão, funcionará também e se focarmos na cura emocional, o cérebro também estará apto ininterruptamente para este estado de desenvolvimento.
E você? Já parou para perceber se está na repetição de situações indesejáveis? Se, sim, fará algo respeito? Agora você já tem o conhecimento de que tudo pode mudar e você tem opção, pode escolher.
Autora:Silvia Malamud, Psicóloga Clínica, Terapia Breve- Terapia de Casais e Familia (Sedes)
Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA - Facilitadora em Nivel 1
Terapeuta em Brainspotting – David Grand PhD/EUA.
Psicóloga Assistente do Iasmpe Instituto de Assistência Médica ao Servidor Publico Estadual.
Participou do grupo de atendimentos NAPC no Instituto Sedes Sapientiae, atendendo problemas conjugais de 2007 a 2008.

Auxilia seus pacientes em seu consultório a terem percepções mais abrangentes sobre si mesmos, sobre os outros, bem como sobre a totalidade implicada.

Possui conhecimento e estudos sobre Física Quântica o que diferencia sua visão e de trabalho terapêutico.

Apresentou o programa "Sala íntima", na Ultra TV, sobre histórias de vida e situações de conflito e poder.

Tem como lema de vida o prazer de existir, nesse sentido, tem auxiliado as pessoas no processo de autoconhecimento e de validação de suas existências por meio da transformação e realização de seus projetos pessoais.

É autora do Livro "Projeto Secreto Universos", publicado pela Editora Gente e lançado em Agosto de 2006. Por intermédio de uma história repleta de aventuras baseada nos princípios da física quântica, o livro discute a idéia de que talvez seja mais simples aceitarmos a vida como ela se apresenta, ficando na conhecida zona de conforto. O fato é que sempre somos impulsionados para processos de transformação em todas as áreas das nossas vidas. O livro mostra que podemos escolher e que na verdade sempre estamos fazendo , portanto melhor fazer escolhas de modo deliberado e consciente criando espaço para novos projetos existenciais, sempre no prazer de existir.


INDICAÇÃO DE LIVRO


O Cérebro Quântico

Sinopse - O Cérebro Quântico - Jeffrey Satinover

Ao examinar as estruturas reais e a engrenagem do nosso cérebro, Jeffrey Satinover, um dos cientistas do filme Quem Somos Nós?, questiona vários conceitos validados pela ciência tradicional; põe em xeque, principalmente, a física moderna, a biologia, a medicina, a matemática e a informática; e acaba desvendando a história de uma revolução que transformará o entendimento que temos do mundo, de nós mesmos e até de Deus. Uma busca por respostas sobre um dos maiores enigmas da ciência- o funcionamento do cérebro humano.

O Cérebro Quântico - Jeffrey Satinover

Postagens mais visitadas deste blog

TEONANÁCATL - COGUMELO SAGRADO,A CARNE DOS DEUSES

TIPOS DE TRANSE : COMPREENDENDO OS ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA

AYAHUASCA,O CHÁ DO SANTO DAIME : CHÁ SAGRADO OU DROGA ALUCINÓGENA ?