O ESTILO DE VIDA EMOCIONAL DO CÉREBRO - LIVRO DE RICHARD J.DAVIDSON E SHARON


O Estilo emocional do cérebro

Richard J. Davidson, ph.D. e Sharon Begley

  
“Ao examinarem os indícios científicos de que a meditação e outras práticas cognitivas realmente produzem alterações no cérebro, os autores nos permitem modificar nossos hábitos emocionais mais nocivos e criar outros novos e benéficos. Aguçar a atenção, relacionar-se melhor com as pessoas e se conectar com a própria intuição, tudo isso é possível – e este livro mostra como.” - Deepak Chopra, autor de As sete leis espirituais do sucesso
Você já se perguntou por que as pessoas reagem de maneiras tão diferentes às adversidades e às alegrias da vida? Por que algumas logo dão a volta por cima após sofrer uma grande perda, ao passo que outras entram em depressão? Já notou que tem amigos que comemoram cada pequena vitória, enquanto outros só sabem reclamar?
Tudo isso está relacionado com O estilo emocional do cérebro. Após mais de 30 anos de pesquisas, o neurocientista Richard J. Davidson resolveu se dedicar ao estudo pioneiro dos mecanismos misteriosos que estão por trás das emoções e examinar o modo como elas influenciam as funções cerebrais.
Davidson descobriu que cada estilo emocional é formado por seis dimensões básicas – resiliência, atitude, intuição social, autopercepção, sensibilidade ao contexto e atenção – e que a identidade emocional única é determinada pela combinação dessas dimensões em maior ou menor grau.
Por meio de experimentos com monges budistas, ele constatou que, a longo prazo, a meditação tem o poder de alterar padrões de atividades cerebrais prejudiciais e de fortalecer a empatia, a compaixão, o otimismo e a sensação de bem-estar, estimulando qualidades mentais positivas.
Neste livro, o autor apresenta um novo modelo do cérebro emocional que pode mudar o tratamento de doenças como o autismo e a depressão. Também mostra de que maneira você pode ficar mais ciente de seu estilo emocional – seja para se aceitar como de fato é, seja para se transformar – e como lidar melhor com as pessoas com quem você convive.
****
O estilo emocional do cérebro baseia-se em pesquisas inovadoras para mudar a maneira como você enxerga a si mesmo e as pessoas à sua volta. Richard Davidson e Sharon Begley transformam complexas descobertas científicas em uma leitura rápida e agradável.” - Daniel Goleman, ph.D., autor de Inteligência emocional
Pessoas diferentes têm estilos emocionais distintos. Isso quer dizer que cada um de nós tem um perfil emocional único, que faz parte de quem somos a ponto de nossos conhecidos conseguirem prever como reagiremos a determinada dificuldade emocional.
Mas de que forma o cérebro produz os estilos emocionais? Será que eles estão inscritos fisicamente em nossos circuitos neurais ou existe algo que possamos fazer para mudá-los e, assim, alterar o modo como lidamos com os prazeres e as eventualidades da vida?
Neste livro, o neurocientista Richard J. Davidson explica de que maneira são formados os estilos emocionais, como funciona a conexão mente-cérebro-corpo e o que fazer para desenvolvermos padrões cerebrais que nos proporcionem mais bem-estar e qualidade de vida.
Compreender os estilos emocionais é uma ótima oportunidade para o autoconhecimento e a implementação das mudanças necessárias. Se o seu estilo emocional estiver limitando sua felicidade, impedindo-o de alcançar seus objetivos ou lhe causando sofrimento, saiba que é possível alterá-lo.
Com base em pesquisas científicas pioneiras, o autor mostra como treinar a mente para modificar as dimensões do seu estilo emocional e oferece estratégias simples e práticas para que você realize essa transformação.

Fonte:http://www.esextante.com.br/

Comentários