EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVER O PODER DA MENTE : A GLÂNDULA PINEAL



EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVER O PODER DA MENTE

O poder da mente: a glândula pineal


Ativando a glândula pineal - I
O primeiro exercício é muito simples, mas exige concentração e disciplina. Além de ajudar na ativação da glândula pineal, responsável pela nossa capacidade intuitiva, esse exercício pode facilitar a projeção astral de sua consciência.

Deite-se confortavelmente em um ambiente calmo, escuro e silencioso, coloque um travesseiro sob os joelhos, e estique as pernas confortavelmente. 


Relaxe todos os seus músculos.


Faça exercícios de respiração, prendendo e  soltando o ar bem devagar. Segure por alguns segundos. Repita esse processo.


Enquanto isso, coloque os dedos indicadores, um em cada ouvido, tampando-os o máximo que conseguir, sem que isso cause desconforto, mas tentando isolar o som externo.
(foto encontrada no Google Imagens)


Faça isso por cinco minutos e aumente gradualmente o tempo para 10 minutos, quando adquirir mais prática.


Além de ativar a glândula pineal, esse exercício vai provocar um relaxamento profundo,  mas  tente se manter consciente, sem dormir. Isso também vai te ajudar a sair em projeção astral.
Durante o exercício você ouvirá diversos tipos de zumbidos, como uma usina em funcionamento (som da pineal). Esse som aumentará de volume à medida que você o pratica.


Focalize toda a sua atenção nestes sons. Isso vai te ajudar a limpar a sua mente de outros pensamentos.


Se prestar bastante atenção, com o tempo você "ouvirá" sussurros a nível de pensamento, frases soltas  e desconexas de pessoas que você conhece, ou não.


Às vezes ouvirá a si próprio pronunciando frases sobre um assunto qualquer. Estes sons vêm dos níveis mais profundos de sua mente.


Não os censure, não os julgue. Apenas ouça. Não tem muito enredo, apenas um desfile de frases dispersas e desconexas. Ouça-as com atenção. Elas poderão te intuir nos sonhos ou projeções. 
Em paralelo a esses sons, sua mente criará imagens "reais" de cenas sem ligação aparente de uma com as outras. Tenha certeza: nesse momento sua mente estará "atravessando" outros campos dimensionais, cenas oníricas ou dimensões astrais.


Se não conseguiu dormir durante este exercício, tire os dedos dos ouvidos, mantenha braços e pernas esticados ao longo do corpo e relaxe.


Seu corpo astral está pronto para "passear" por aí. Mentalize coisas boas para um passeio agradável. E boa viagem astral!

Além dos 5 sentidos (ativando a pineal)


Dando sequência ao tema "além dos 5 sentidos" abordado no post sobre a visão, vamos agora abordar o sentido da audição.
Se podemos descobrir outros meios de enxergar tridimensionalmente, sem truques mágicos ou empregos de tecnologia usando apenas de exercícios visuais, neste agora podemos ir mais além. Podemos ativar a glândula pineal e com isso, conseguir fazer projeção astral.
Para isto devemos estar completamente relaxados, de corpo e mente. Por isso, é interessante, em paralelo, a prática da meditação e autoconhecimento. O exercício que colocaremos a seguir foi extraído da lição de número 11 (concentração) do curso de projeção astral publicado neste blog (clique aqui).

Resultados imediatos: Se praticado conforme a instrução, será a desobstrução do nariz para a respiração e dos ouvidos para a audição, como também a eliminação de qualquer congestão craniana, ainda o desenvolvimento da sensibilidade dos nervos do nariz a ponto de perceberem novos odores ou facilitar aos já conhecidos. Outras vantagens você descobrirá nos parágrafos seguintes.

Vamos ao exercício:


Deite-se confortavelmente e coloque um travesseiro sob os joelhos para ficar mais relaxado. Faça exercícios de respiração, prendendo o ar o máximo que você conseguir e o soltando bem devagar. Segure por alguns segundos. Repita esse processo. Enquanto isso, coloque os dedos indicadores em cada ouvido, tampando-os o máximo que conseguir, sem que isso cause desconforto. Faça isso cerca de cinco minutos e aumente o tempo quando adquirir mais prática. Esse exercício, além de ativar a glândula pineal, vai provocar um relaxamento profundo, te levando a um sono tranquilo. Mas cuide para não dormir, para se manter consciente na projeção astral.
Durante o exercício você ouvirá zumbidos, como uma usina em funcionamento (som da pineal). Esse som aumentará de volume à medida que você o pratica. Focalize toda a sua atenção nestes sons. Isso vai te ajudar a limpar a sua mente de outros pensamentos. Se você prestar atenção, com o tempo você "ouvirá" como que sussurros a nível de pensamento, frases soltas, desconexas, de pessoas que você conhece ou não. Às vezes ouvirá a si próprio pronunciando frases sobre assuntos quaisquer. Ouça-as com atenção. Elas poderão te intuir nos sonhos ou projeções.
Em paralelo a esses sons, sua mente criará da mesma forma imagens "reais" de cenas diversas, desconexas também, sem ligação uma com a outra. Tenha certeza: Nesse momento sua mente já estará "atravessando" outros campos dimensionais, nas cenas oníricas ou dimensões astrais. Se não conseguiu dormir durante este exercício, tire os dedos dos ouvidos, estique as pernas e os braços ao longo do corpo e relaxe. Seu corpo está pronto para "passear" por aí. Mentalize coisas boas para um passeio agradável. Boa Viagem! 

fonte: trazendoluz.blogspot



Mais explicação sobre a Pineal


A GLÂNDULA PINEAL 



   



O que é e onde está localizada no corpo

A glândula pineal está localizada no meio do cérebro, na altura dos olhos. Ela é um órgão cronobiológico, um relógio interno. Como ela faz isso? Captando as radiações do Sol e da Lua. A pineal obedece aos chamados Zeitbergers, os elementos externos que regem as noções de tempo. Por exemplo, o Sol é um Zeitberger que influencia a pineal, regendo o ciclo de sono e de vigília, quando esta glândula secreta o hormônio melatonina. Isso dá ao organismo a referência de horário. Existe também o Zeitberger interno, que são os genes, trazendo o perfil de ritmo regular de cada pessoa. Agora, o tempo é uma região do espaço. A dimensão espaço-tempo é a quarta dimensão. Então, a glândula que te dá a noção de tempo está em contato com a quarta dimensão. Faz sentido perguntarmos: "Será que a partir da quarta dimensão já existe vida espiritual?" Nós vivemos em três dimensões e nos relacionamos com a quarta, através do tempo. A pineal é a única estrutura do corpo que transpõe essa dimensão, que é capaz de captar informações que estão além dessa dimensão nossa. A afirmação de Descartes, do ponto em que a alma se liga ao corpo, tem uma lógica até na questão física, que é esta glândula que lida com a outra dimensão, e isso é um fato. 
(definição do  dr. Sérgio Felipe de Oliveira) extraído do link: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=articl...


Outra definição:

"A pineal é o órgão físico da visão etérea e astral, como muitos afirmam. Ela está situada no lado occipital, por cima e atrás da região da visão comum.

Na Índia, é o terceiro olho, o olho de Shiva (o terceiro membro da trindade do hinduísmo: Brahma, Vishnu, Shiva ou Siva).
Ao longo de estudos, procurou-se considerar a glândula pineal como simples remanescente de um olho ancestral, isso porque no lagarto ocelado - que tem ocelos (olhinhos) - existe uma vesícula fechada, de parede cristalina anterior e uma retina (pequena rede de nervos), formado por bastonetes (tipos de células em forma de bastão que fazem parte do sistema celular dos olhos) cercado de pigmentos em conexão com o nervo epifisário da pineal. Essa vesícula está situada em cima da cabeça do animal, embaixo da pele desprovida de pigmento e dentro de um orifício craniano. Esse olho ímpar apresenta-se mais ou menos degenerado nos demais lagartos. Não nos esqueçamos que a Teoria da Evolução nos considera um réptil que foi desenvolvendo cérebros sobrepostos (Paul MacLean, A Teoria do Cérebro Trino).
René Descartes (1596-1650) (em latim Cartesius, daí o adjetivo "cartesiano"), filósofo, místico e fundador da moderna matemática, considerava a pineal como a sede da alma racional . O termo "racional" deriva-se do latim ratio (pronuncia-se /rácio/), palavra que significa "comparação". Para este filósofo, a pineal era a glândula do saber, do conhecer.
Segundo ainda esse filósofo francês, a glândula pineal "transforma a informação recebida em humores que passam por tubos para influenciar as atividades do corpo".
É preciso notar que durante muito tempo predominou na medicina na Antiguidade, a doutrina do humorismo . Pensava-se que a disposição da pessoa dependia da natureza dos humores orgânicos (sangue, linfa, pituíta e bílis); assim, por exemplo, da secreção da bílis dependia o bom ou mau humor. Por exemplo, "atrabiliário", que significa "melancólico", "colérico", "violento" vem de atra bilis , "bílis negra", humor que se supunha ser secretado pelos coléricos. "Melancolia" vem do grego melagcholia , "negra bílis", pelo latim melancholia .
Do que foi exposto, deduzimos que a pineal representa um portal que permite ao Eu Sápico exercer influência bastante definida sobre o Eu Físico.
À luz dos conhecimentos científicos atuais, a pineal é freqüentemente chamada de "reguladora das reguladoras", governando muitas atividades do hipotálamo e da hipófise.
A pineal é composta de células perceptoras cujo grau de intensidade ainda não sabemos. A luz, recebida por intermédio dos olhos e do corpo todo, influencia a função da pineal e, por isso, regula o ciclo vigília /sono.
Hoje em dia, fala-se e usa-se muito o hormônio melatonina para regular o ciclo vigília /sono. Este hormônio da pineal é produzido durante a noite para o sono e cessa com o sol, para despertar, falando-se de maneira simples.
O excesso de melatonina parece gerar depressão e aí estaria a grande incidência de depressão nos países em que o sol aparece com pouca freqüência.
Direta ou indiretamente, a pineal funciona, então, como um olho para a luz e não será ela 'os olhos da mente'?"

Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia

Exercícios para desenvolvimento energético da pineal 
Certos exercícios psíquicos provocam um zumbido que começa a se manifestar nos ouvidos e persiste por algum tempo. Esse zumbido indica que alguma energia ou ação está sendo transmitida aos tímpanos, a partir da pineal. (Pesquisa feita pela Universidade de Basle na Suíça). 
Deverá ser feito no escuro, onde a produção do hormônio da pineal aumenta. 
- Por uma ou duas semanas, deve-se relaxar por alguns minutos, coloque o dedo indicador de cada mão o mais para dentro do ouvido que seja possível sem pressão incômoda. 
- Enquanto os dedos estiverem nesta posição nos ouvidos, tomem uma inalação profunda pelo nariz e retenha o quanto possível. 
- Mantenha a boca fechada, quando não puder mais prender a respiração, exale lentamente pelo nariz. 
- Conserve os dedos nos ouvidos durante todo o tempo que esteja inalando, retendo e exalando. 
- Respire normalmente por mais ou menos 30 segundos e repita o procedimento por 10 vezes. 
Ao terminar, você sentirá um calor nos dutos auditivos. A respiração pelo nariz, com os dedos colocados nos ouvidos, estabelece um circuito bem definido de vibrações positivas e negativas, que afetem os centros nervosos do crânio, o centro nervoso da tireóide, e os centros nervosos de cada um dos dois dedos. 
O resultado deste exercício, se praticado conforme a instrução, será a desobstrução do nariz para a respiração e dos ouvidos para a audição, a eliminação de qualquer congestão craniana, o desenvolvimento da sensibilidade dos nervos do nariz a ponto de perceberem novos odores ou facilitar a os já conhecidos. 
Ao mesmo tempo, a pineal irá despertar gradativamente, com crescente vitalidade para as funções psi.


OUTROS EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA A GLÂNDULA PINEAL

É indicado ao praticante fazer estes exercícios sentado e com os olhos fechados.
Observe a localização da glândula pineal no topo do crânio [figura 1].

Faça os exercícios procurando sentir a localização da pineal. Coloque também sua atenção na respiração, lembrando do alimento necessário ao Sistema Nervoso Central.
EXERCÍCIO 1 [Massagear o alto do crânio]
Glândula Pineal ou Epífise- Exercício 1]
♦ Faça um movimento circular com a polpa dos dedos das duas mãos sobre o couro cabeludo, no alto da caixa craniana. Investigue vagarosamente até encontrar uma reentrância. Sinta-a com os dedos. Esse ponto corresponde à “moleira” dos recém-nascidos.
♦ Massageie esse ponto usando os dedos indicador e médio. Procure perceber qual o sentido mais confortável [sentido horário ou anti-horário].
♦ Massageie lentamente o ponto sem provocar atrito com a pele. Perceba que o couro cabeludo, muito colado no início, se desprende melhor depois de um certo tempo.
♦ Faça essa massagem sem pressa, no seu ritmo e no seu tempo.

É importante salientar que este ponto é o local de união de todos os meridianos. A prática é ótima antes de dormir, pois a glândula pineal é a rainha do sono profundo.
EXERCÍCIO 2 [Massagear para frente e para trás o couro cabeludo com os dedos]
Glândula Pineal ou Epífise- Exercício 2
♦ Outra forma indicada e confortável é puxar o couro cabeludo para frente e para trás sempre a partir desse ponto [no alto da caixa craniana].
EXERCÍCIO 3 [Tamborilar o alto do crânio com os dedos]
Glândula Pineal ou Epífise- Exercício 3
♦ A seguir você vai “tamborilar” com os dedos médios o ponto no alto da caixa craniana, onde se localiza a glândula pineal. A ação do toque deve ser amorosa, não use força.
♦ Perceba o que está sentindo. Você poderá sentir calor, salivação, enjôo, um mental tranqüilo.
EXERCÍCIO 4 [Massagear a fronte na linha do início do couro cabeludo e a “coroinha”]
Glândula Pineal ou Epífise- Exercício 4
♦ Coloque o dedo médio e indicador da mão direita na fronte, precisamente no início do couro cabeludo, alinhados com o nariz. Massageie este ponto com os dois dedos. Escolha a direção que for mais confortável e agradável.
♦ Faça as massagens nos pontos cranianos sempre vagarosamente e observando seu próprio ritmo e tempo.
♦ Continue massageando esse ponto e com os dedos da outra mão encontre uma reentrância na parte posterior do crânio (um pouco mais atrás do topo da cabeça), acima do cerebelo. Esta reentrância ou depressão corresponde ao lugar chamado de “coroinha”. Os religiosos costumam marcar bem essa região, usualmente rasurando os cabelos num formato circular.
♦ Coloque o dedo médio e indicador sobre esse ponto e massageie no sentido que achar mais confortável.

Perceba as sensações (dor, calor, lágrimas, relaxamento nos nervos oculares, sensação
de estímulo da tiróide, sensação do palato, sensação de sair do tempo].
FINALIZAÇÃO [Irradiando calor com as mãos]
♦ Em seguida, aqueça as mãos friccionando-as e colocando-as no topo da cabeça. Deixe que as mãos escolham qual deve ficar em cima e qual deve ficar embaixo.
♦ Perceba o calor que a fricção das mãos provoca. Sinta o calor irradiando para a pineal e a resposta receptiva dessa glândula ao calor.

Faça contato com a glândula pineal, enviando-lhe afeto, reconhecendo todo o complexo trabalho que faz no seu organismo. Reconheça sua importância no equilíbrio geral do organismo e no retardamento do envelhecimento. Ao fazer isto, a glândula recebe calor e magnetismo.
OBSERVAÇÕES
As tradições respeitavam a glândula pineal e a consideravam alinhada ao mais elevado centro espiritual. Os hindus entendiam que dentro do Lótus de Mil Folhas ou Chakra da Coroa, encontrava-se o verdadeiro centro do coração.

Na tradição judaica usa-se até hoje o kipá [usado no topo da cabeça]. É usado para lembrar o usuário de sua reverência diante de Deus.

Na mitologia grega, Hermes [Mercúrio] era representado com um capacete alado, símbolo de invulnerabilidade e de potência. Hades [Plutão] possuía um barrete que adornava sua cabeça e o tornava invisível.

Os católicos representam os santos com auréolas ou halos dourados. Desta forma, a “coroa” no alto da cabeça tem um significado que não poderíamos omitir. Sua forma circular indica a participação da natureza celeste, um “Dom” vindo de cima, um poder, o acesso a um nível e a forças superiores.


extraído do site: http://www.ogrupo.org.br/glandula_pineal_epifise.asp
Outro exercício, utilizando a imaginação, é, controlando a respiração em estado de meditação, imagine (de olhos fechados) uma agulha de cristal violeta (ponta polida) bem à frente de sua testa, logo acima das sobrancelhas (centro). Faça essa agulha penetrar lentamente até atingir sua glândula pineal. (veja acima na imagem, a localização exata para sua mentalização). Você poderá sentir alguma dor (imaginária). Respire e continue. Massageie sua pineal com a ponta polida da agulha. Repita este exercício sempre que necessitar ativar a sua pineal.
Obs: Se a dor for incômoda, relaxe, ou continue no dia seguinte. O exercício deverá ser prazeroso.


pesquisas diversas feito por Fatima dos Anjos
http://portalarcoiris.ning.com/group/mentalismoopoderdamente/forum/...

La Glandula Pineal: Centro de Conciencia en nuestro cerebro.

La Glandula Pineal se encuentra fisicamente justo en el centro de nuestro cerebro, tiene forma de un fruto del arbol de pino por eso se llama Pineal, según estudios cientificos esta glandula su función es generar una hormona muy importante para le ser humano que es la Melatonina, que se genera cada vez que hay oscuridad para dormir, por eso es muy importante dormir bastante y bien y estar atento en lo que soñamos anotando y relacionado que mensaje puede estar ahí ya que puede ser un mensaje de nuestra conciencia más profunda.
    
Pero para los espiritualistas, y diferentes religiones como el budismohinduismo, e incluso el catolicismo, (digo el catolicismo porque en su sede del Vaticano hay un gigantesco monumento del coco de pino en una de sus plazas), es el lugar donde se encuentra nuestra espiritulidad y conciencia, en el yoga o reiki es el sexto chakra y en las religiones el Tercer Ojo es por eso que por ejemplo que Buda tenia un peinado en forma del coco de pino y en muchas imagenes al igual que Krishna tienen un punto rojo entre medio de las cejas, o como el en las mujeres hindues que también tienen este punto.

pino_vaticano      ojosbuda_blog
Monumento del fruto de pino en el Vaticano
Ojos del Buda como ven hay un punto en el centro, es la pineal
Para los antiguos egipcios y para muchas culturas antiguas como los Sumerios por ejemplo fue muy importante esta glandula ya que encontraban el umbral hacia otros mundos y dimensiones de hecho antes de morir en cualquier persona la Glandula Pineal es donde genera más elementos alucinogenos desde esta glandula es el momento previo de la muerte y asi entrar al otro lado

Comentários