INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA NATURAL-IBRAMENA,TRAZ A BELO HORIZONTE-MG O CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE 'AGENTES ATIVOS DA FELICIDADE',DIAS 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2015


Instituto Brasileiro de Medicina Natural traz a BH o curso de formação sobre 'agentes ativos da felicidade'



Aulas acontecerão nos dias 12 e 13 de setembro no Espaço Vista Da Serra,Bairro Mangabeiras


Lilian Monteiro - Estado de Minas Publicação:03/09/2015 11:00Atualização:31/08/2015 12:19


Psicóloga Marisa Oliveira e o médico Marcos Mundim vão participar do evento que tem a felicidade como tema central
Saiba mais...
Desde 1998, a felicidade é o foco científico da psicologia positiva. E a felicidade é o tema central do grupo de pesquisadores do cérebro da Universidade de Lisboa, Portugal, que ministram o curso de formação sobre “agentes ativos da felicidade”, nos dias 12 e 13 de setembro, às 18h, no Espaço Vista da Serra,Sul de BH, trazidos pelo Instituto Brasileiro de Medicina Natural (Ibramena), para Belo Horizonte. No final do evento, haverá na Praça da Liberdade, das 16h às 16h30, uma cerimônia aberta à população e entidades representativas de meditação ecumênica, chamada “O gesto da esperança”, com a participação do grupo de teatro Sobre Fadas e Bolinha de Sabão. Vale ressaltar que o curso é ligado ao monge francês Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo.

Entre os grandes nomes que virão a Belo Horizonte, destaque para a psicóloga Marisa Oliveira, formada pela UFMG com equivalência da Universidade de Lisboa, executive master of positive psychology, pós-graduada em hipnose clínica, doutora em psicologia positiva e atuando na área de bioenergética quântica. Assim como a participação especial do pesquisador e psicólogo da UFMG Cristiano Gomes, chefe do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (Laico) e da pós-graduação em neurociências.

Marisa Oliveira explica que, da associação da hipnose clínica, do relaxamento e da meditação com os pressupostos da psicologia positiva, foi criado os “Agentes ativos da felicidade”. Ela enfatiza que a felicidade é uma decisão consciente, uma tomada de atitude interna que faz as coisas tomarem uma dimensão. “Mesmo diante do estresse, você vai tentar outra alternativa, é a resiliência, é buscar o bem-estar.” Ao enfatizar a ideia da felicidade como ciência, a psicóloga ensina que ela é sentida e percebida por meio de questões básicas como “o altruísmo que, aliás, é o bem de maior duração da felicidade, seis meses em média. Já o bem material tem duração de sete semanas (mesmo tendo ganhado na loteria)”. Ela explica que, ao associar “Agentes ativos da felicidade” com protocolos da psicologia positiva, a pessoa faz sua trajetória de vida, que passa a ter outro significado. Ela consegue resignificar.

A psicóloga prega o valor que é “adiar o prazer imediato em função do bem maior. O presidente Barack Obama não foi ao velório da avó... O bem maior é o objetivo, a prioridade, sem espaço para arrependimento. É maior que o ego”. No entanto, Marisa lembra que a frustração faz parte do crescimento. “Tomei uma atitude neste momento, passei por um tsunami. Por isso, trabalhamos o poder da palavra. Não vamos negar os problemas, queremos que seja paz e amor, sim, mas é algo interno, a felicidade é imprimida. E como toda decisão consciente pagamos um preço. A felicidade é algo que precisa ser cuidado, cultivado até florescer. Na realidade, a vida não é perfeição, mas o que podemos fazer a partir das nossas decisões.”

Marisa reforça que tudo na vida é opção, ser adulto é isso. E toda mudança significa ganho e perda, são sempre dois caminhos. Não dá para trilhar os dois, e é bom que tenha consciência de que, mesmo encontrando um deles, também vai deparar com ônus e bônus. “Viver é um desafio. Colecionamos a nossa trajetória, reciclamos o passado e aprendemos com os erros.”

HOLÍSTICA 

Marcos Mundim, médico homeopata, acupunturista, nutrólogo, neuro-psiquiatra e ortomolecular, e coordenador científico do evento pelo Ibramena, diz que há 24 anos busca desenvolver práticas mais humanas na área de saúde, que visem integrar e formar o novo homem, de uma forma holística (bio-psíquico-social e espiritual). Para tanto, a promoção do curso de formação para “Agentes ativos da felicidade” faz parte dessa estratégia de curar as feridas internas e externas do ser humano associadas à dor psíquica, que é ao mesmo tempo um sofrimento emocional e físico. “Com práticas de acolhimento, bem-estar e comunhão com a natureza, despertando a alegria e a felicidade no sentido da transformação positiva da vida da pessoa.” Inclusive, revela Marcos, está previsto nessa parceria Brasil-Portugal, que agora se inicia na área da saúde, a montagem de um laboratório de ponta de estudos e pesquisas sobre o cérebro”.




Mais informações e inscrições para o evento: (31) 3282-2604 (31) 3225-6166


Formulário de Inscrição-Link Abaixo:



Fonte: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/09/03/noticia_saudeplena,154861/instituto-brasileiro-de-medicina-natural-traz-a-bh-o-curso-de-formacao.shtml

Comentários