6 SEGREDOS SOBRE O CHÁ DE SANTO DAIME


6 Segredos sobre o chá de Santo Daime que despertarão desejo de tomar que você se surpreenderá

6 Segredos sobre o chá de Santo Daime que despertarão desejo de tomar que você se surpreenderá

A ayahuasca vem sido tratada como uma “droga” muito polêmica dentro das crenças religiosas e gerais. Mas como na maioria das vezes, as pessoas deixam de buscar informações científicas e comprovadas para se basear em rumores alheios.
Foi por esse motivo que resolvi escrever esse artigo, afim de retratar algumas verdades absolutas e positivas sobre esse compilado de plantas amazônicas que gera tanto conflito entre religiosos e cientistas.
Separei uma lista com 6 tópicos importantes, os quais acredito que você deveria saber mais. Confira a seguir!
  1. Como surgiu o termo Ayahuasca

  2. Qual sua visão religiosa

  3. Conheça a história dos Neo-ayahuasqueiros

  4. Quais seus efeitos fisiológicos e cognitivos

  5. Como potencializar terapias

  6. Teoria diz que Moisés bebeu o chá de Santo Daime


Fique comigo nas próximas linhas e confira as surpreendentes verdades que nunca contaram a você sobre o tão polêmico chá de Santo Daime.
Mas antes, em menos de 2 minutos, assista esse rápido vídeo: 


O que é Ayahuasca?


Verdades Sobre Ayahuasca
A ayahuasca é uma mistura de ervas com origem amazônica capaz de induzir estados de consciência alterados. Seus efeitos normalmente duram de 4 a 8 horas após a ingestão.
O chá da ayahuasca que também é conhecido como Daime, é uma bebidapsicoativa que foi utilizada pelos incas. Produzida a partir da combinação do cipó-mariri (banisteriopsis caapi) e variadas plantas da Amazônia, em particular achacrona (psychotria viridis) e a chaliponga (diplopterys cabrerana).
“Estima-se que as comunidades indígenas utilizem bebidas com estas plantas há aproximadamente 5 mil anos.” – Wikipédia

Geralmente a bebida é consumida em maior escalada por tribos indígenas, xamãs ou curandeiros, que tomam a ayahuasca para se comunicar com a natureza, ou para identificar causas de doenças a nível espiritual.
A produção e o consumo da bebida é disseminado pelo mundo todo, em especial nos países ocidentais. A ayahuasca é frequentemente associada a rituais de diferentes grupos sociais e religiosos, além de fazer parte da medicina tradicional das comunidades da Amazônia.
Verdades Sobre Ayahuasca
Conheça os nomes que é dado ao chá em diferentes regiões e comunidades:
  • Ayahuasca

  • Daime

  • Santo Daime

  • Luz

  • Vegetal


“Antropólogos e adeptos religiosos frequentemente desaprovam o uso do termo “alucinógeno” para descrever a ayahuasca. O termo correto é: “enteógeno” (deus/divindade) ou “gerador da divindade interna”, pois seu uso se dá em contextos ritualísticos específicos.” – contextocientífico

O chá da ayahuasca é utilizado tradicionalmente em países como: Estados Unidos, Austrália, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, e principalmente o Brasil em pelo menos 72 diferentes tribos indígenas, isso só na  Amazônia.
Impressionante!

Cientificamente

Uma das propriedades psicoativas da ayahuasca trata-se da presença de uma substância denominada DMT (N,N-dimetiltriptamina), produzido naturalmente no organismo humano. O DMT é metabolizado pelo organismo por meio da enzima (MAO) monoamina oxidase.
Verdades Sobre Ayahuasca
“Após 18 anos de estudos, o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas do Brasil retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas definitivamente.” – contexto jurídico

Visão Religiosa do Santo Daime


Verdades Sobre Ayahuasca
A doutrina do Santo Daime segundo seus estatutos, é uma prática religiosa cristã, querejeita toda forma de fanatismo, racismo e intolerância religiosa.
Através de suas condutas os seguidores têm provado que a ingestão ritualística do chá de Santo Daime, amplia nossa capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento. Além, de ajudar a assumir nossas responsabilidades pessoais e coletivas.
Portanto, a prática funciona como agente preventivo e terapêutico, a serviço da elevação da consciência do ser humano.
O movimento religioso do Santo Daime começou no interior da Floresta Amazônica, nas primeiras décadas do século XX. A partir dos anos 30 foi aberto de forma regular os trabalhos no subúrbio de Rio Branco.
Em 1974 foi registrado a entidade, o Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos.
A partir de 1998 foi criada a figura jurídica da ICEFLU – Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal para administrar o trabalho social e ambiental.

“Acredita-se que a ayahuasca é capaz de desintoxicar (purgar), reativar órgãos danificados e propiciar melhoras em quadros de dependência química” – contexto médico-científico

Neo-ayahuasqueiros


Verdades Sobre Ayahuasca
Os grupos neo-ayahuasqueiros formam uma interseção entre os que compõem o universo da “nova era” e suas inspirações nas religiões orientais, neoxamanismo, holismo e no universo das religiões ayahuasqueiras tradicionais.
Entre esses grupos, podemos citar:
  • Centro Espiritual Estrela de Salomão;

  • Centro Espiritual Beneficente União do Vegetal Luz Paz e Amor;

  • União do Vegetal;

  • Centro Terapêutico Caminho do Coração;

  • Céu Nossa Senhora da Conceição;

  • Irmandade Beneficente Natureza Divina;

  • Templo Mãe d’Água;

  • Escola da Rainha – Reino do Sol;

  • entre outros.


Efeitos


Verdades Sobre Ayahuasca
A ayahuasca induz um estado mental psicodélico, visionário. Seu efeito é usado por várias pessoas, por diversos motivos. Continue lendo e confira suas sensações fisiológicas e cognitivas

Fisiológicos

Durante sua ação, a bebida provoca:
  • dilatamento das pupilas;

  • aumento da frequência respiratória;

  • aumento da pressão arterial;

  • aumento das respostas neuroendócrinas para prolactina, cortisol (diminui o estresse) e hormônio do crescimento plasmático.


Estas são ações típicas da DMT, ou de qualquer psicoativo que também atue sobre os devidos receptores, tal como o LSD ou a Psilocina (alcaloide presente nos cogumelos alucinógenos).
Sensações:
  • queda de pressão;

  • súbito frio ou calor;

  • tremores;

  • entre outros.


Verdades Sobre Ayahuasca
A ocorrência de náuseas, vômitos e diarreias pode estar associada à ação da bebida sobre o suposto receptor. Outros efeitos específicos são o aumento da empatia, a diminuição da fome e uma elevação na capacidade de visão noturna.
Devido à presença da “harminia” no caapia ayahuasca tem ação afrodisíaca, provocando um aumento do vigor e do desejo sexual em seus usuários.
A bebida altera a natureza dos sonhos, que podem alterar em conteúdo, modo de apresentação e intensidade, causando um aumento no realismo das sensações oníricas.
Podem ocorrer sensações de liberação dos limites normais de espaço-tempo. Em alguns casos, sob altas doses, podem ocorrer episódios de distorção sonora.
Os usuários de ayahuasca costumam relatar fenômenos parapsíquicos, como a clarividência. Quando tomada em grupo, os usuários relatam experiências telepáticas.
Ao contrário de outras triptaminas (como o LSD e os cogumelos mágicos), os efeitos da ayahuasca não diminuem em intensidade com o uso frequente ou diário.

Cognitivos

Segundo os relatos de usuários, a ayahuasca produz uma ampliação da percepção que faz com que se veja nitidamente a imaginação e acesse níveis psíquicos subconscientes e outras percepções da realidade, estando sempre consciente do que acontece.
Usuários relatam, dentre outras sensações, ter os sentidos expandidos, os processos mentais e as emoções tornarem-se mais profundos.
A experiência vivenciada é a de poder mover-se em muitas dimensões: “o vôo da alma”, uma sensação de partida do espírito do corpo físico, para partir rumo a viagens astrais. Nestas viagens, ocorre a exploração tanto de novos aspectos do mundo ordinário como de “mundos paralelos”, que estariam além da percepção corrente.
O usuário pode experienciar a sensação de ser colocado na situação de espectador externo de seus próprios atos, de tal modo que é chamado a um exame da consciência.
Verdades Sobre Ayahuasca
A experiência pode em algum ponto revelar:
  • visões notáveis;

  • insights;

  • produzir consequentes experiências de renovação e de renascimento;

  • visões arquetípicas, de animais, plantas e flores;

  • mandalas;

  • cidades;

  • espíritos elementais;

  • cenas que podem ser interpretadas como lembranças de vidas passadas;

  • divindades.


É possível que a experiência induza a lembrança de memórias esquecidas ou muito recuadas no tempo, como aquelas da primeira infância.
Entretanto, também é possível que produza visões de aspectos desagradáveis ou reprimidos do subconsciente, ou de entidades de aspecto perturbador, como demônios.
Abre-se o portal para outras formas de realidade, do acesso ao inconsciente numa perspectiva psicanalítica e da criatividade do ponto de vista da neuropsicologia e da estética.

Potencial terapêutico


Verdades Sobre Ayahuasca
“Prisioneiros usam Santo Daime na reabilitação em Rondônia.” –Jornal de Todos os Brasis
Embora não unicamente em relação à ayahuasca, existem muitos relatórios fascinantes sobre pessoas que se curaram de grandes problemas psíquicos, como dependência ou depressão.
No entanto, pode ser também conseguido com o uso de LSD, cogumelos psilocibinos, iboga (alcalóide indólico enteogênico), outras substâncias psicadélicas, ou várias técnicas de respiração e meditação, e envolve sempre trabalho psicológico intenso.
A ayahuasca não é uma cura miraculosa no sentido que ao beber a poção todos os problemas desaparecem dentro de algumas horas.
Todavia, no sentido que trás à superfície são processos inconscientes e ultra mundanos, que lhe permite trabalhar com a mente enquanto os efeitos duram.
O ingrediente principal da chacruna ou chagropanga é também um neurotransmissor que é encontrado em todos os seres humanos, e tem um papel fundamental em todos os casos de estados de percepções incomuns.
Este neurotransmissor chama-se dimetiltriptamina, ou DMT. A substância encontra-se no cérebro, no sangue, nos pulmões e em outras partes do corpo humano.
Existe forte evidência que aponta para a glândula pineal (“o terceiro olho” nas tradições esotéricas), localizada no centro do cérebro, como sendo a principal fonte do DMT humano.
Além de se encontrar nos seres humanos, o DMT também pode ser encontrado em todos os mamíferos e em variadas plantas.

Moisés tomou o Santo Daime


Verdades Sobre Ayahuasca
Moisés é considerado o principal profeta da religião judaica.
O especialista em psicologia cognitiva Benny Shanon, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirma que Moisés pode ter ingerido o chá de ayahuasca.
A afirmação foi publicada em um artigo na revista de filosofia Time and Mind e causou polêmica em Israel.
De acordo com o pesquisador e professor Benny Shannon, a criação dos Dez Mandamentos poderia ser consequência de uma experiência com substâncias psicotrópicas, que alteram o estado cognitivo do indivíduo, e se encontram em plantas existentes inclusive no deserto do Sinai – onde segundo a tradição, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei, consideradas a base da civilização judaico-cristã.

“Muitas pesquisas já foram feitas sobre os efeitos da planta, mas principalmente na área da antropologia, e não da psicologia. Os antropólogos geralmente escrevem apenas por meio da observação, mas sem experimentar, eles próprios, a substância. Acho que é como escrever um livro sobre música sem ouvir música.” – diz Benny Shannon, professor titular da Universidade Hebraica de Jerusalém

Experiência de Benny Shannon

Confira os relatos do professor titular da Universidade Hebraica de Jerusalém:

“Tinha 42 anos naquela época, e a experiência mudou a minha visão do mundo”, afirma. “Comecei, então, a pesquisar os efeitos dessa planta sob o aspecto da minha área, a psicologia cognitiva.”  

“A substância abriu para mim uma dimensão do sagrado que nunca tinha vivenciado antes, tive visões muito fortes, inclusive de cantar junto com milhares de anjos”, descreve o pesquisador israelense. “A experiência foi tão forte que me levou a querer integrá-la no estudo da fenomenologia da consciência humana.”

“Cheguei à conclusão de que, nas religiões mais antigas, como a zoroastra e a hinduísta, também houve rituais ligados à ingestão de substâncias que levam a alterações cognitivas, nos quais os participantes ‘viram Deus’ ou ‘ouviram vozes’.”

“Na Bíblia, há frases como ‘o povo ouviu as vozes’, que me chamaram a atenção, pois descrevem exatamente a sinestesia que ocorre com a ingestão da ayahuasca”, afirma Shanon. “Encontrei frases semelhantes em textos e cânticos de outras religiões.”

“Mas não é qualquer pessoa que ao ingerir a substância é capaz de criar os Dez Mandamentos, é necessário ser um Moisés para isso”,acrescenta. “Ao meu ver, a ayahuasca libera uma criatividade interna, como a arte.”

Conclusão


Acredito que algumas dessas verdades você já sabia, entretanto resolvi detalhar um pouco mais sobre cada tópico, assim expandido mais sua consciência sobre toda a filosofia por trás da ayahuasca.
Até hoje, o consumo do chá sofre muito preconceito de ignorantes e descrentes da ciência. Porém, sortudos são aqueles que se permitem desfrutar da viagem astral que os recursos naturais têm a nos oferecer.
Todo o conteúdo desse artigo foi estudado e resumido para facilitar o entendimento de qualquer pessoa. Contudo, tenho minhas experiências próprias sobre o conceito da ayahuasca.
Hoje em dia sou frequentador da Instituição Espiritual Xamânica – Céu Herdeiros da Luz, a qual tive a oportunidade de descobrir meu “eu” interior e buscar uma evolução emocional e espiritual contínua afim de me tornar uma pessoa melhor e mais consciente a cada dia. 
Não acho necessário compartilhar minhas experiências pessoais, pois os efeitos do chá variam de pessoa para pessoas. Cada um tem o trabalho que merece e o entendimento que cabe ao intelecto. Mas uma coisa eu posso garantir com total convicção, é realmente transformador
Espero que tenha gostado deste conteúdo, porque eu busquei as fontes mais qualificadas para explicar detalhadamente todos os princípios verídicos desse chá que gera tanta polêmica social.
Fonte:http://naturaltranse.net/6-verdades-sobre-ayahuasca/


Comentários