Estados Alterados de Consciência
Sem Drogas
Sem Drogas
.
Desde as experiências psíquicas com
o uso de drogas psicodélicas levadas
adiante por personalidades como
Aldous Huxley, Timothy Leary,
entre outros, ocorreu urna explosão
no uso desse tipo de substância por
parte de quem busca "expandir os
horizontes de sua mente".
Na verdade, esse tipo de "estado
alterado de consciência" é conhecido
desde tempos imemoriais, sendo que
inúmeras são as drogas capazes
de provocar essas alterações
na mente mas também várias
são as técnicas para se, obter
essa mudança na mente sem
o uso de droga alguma.
Todas as civilizações primitivas
conheciam e faziam uso regular
de substâncias alteradoras psíquicas.
Até hoje, povos primitivos de todos
os continentes se utilizam liturgicamente
de plantas de poder e outras substâncias
mágicas de forte efeito sobre a mente.
Drogas de uso entre povos nativos da
América do Sul, como o Tabaco
(Nicotiana tabacum), cuja folha era seca
é fumada ritualisticamente por ser
um poderoso estimulante psíquico,
e a Coca (Erythroxylum coca),
cujas folhas, se verdes, eram
mascadas e caso secas, maceradas
e misturadas com cinzas de folhas de
Bananeira (Musa spp., com numerosas
variações), tendo essa mistura o nome
indígena de Ypadu usada para aliviar
a fadiga, manter os níveis de açúcar do
sangue, além de favorecer a permanência
da mente em "estado de alerta", sem contar
que era usada igualmente para facilitar
as longas jornadas em altas altitudes
sem comida nem descanso.
Ignorando os riscos envolvidos no consumo desenfreado dessas substâncias, a ciência moderna trouxe ao seio da sociedade o Tabaco na forma de fumo para cachimbos, charutos, cigarrilhas e cigarros para ser fumado como forma de lazer, e o Goridrato de Cocaína (conhecido popularmente como Cocaína), inicialmente reconhecida, além de poderoso anestésico, como droga estimulante e antidepressiva milagrosa.
Que ambas tem, ainda hoje, utilidade, é óbvio (o Tabaco tem utilidade na elaboração de inseticidas, e a Cocaína é usada como anestésico em cirurgias de ouvido, nariz e garganta, além de ter uso no tratamento de dores em pacientes acometidos de canceres em estado terminal). Mas óbvio é, também, que essas drogas, consumidas regularmente de maneira recreacional, podem causar graves enfermidades do corpo (o Tabaco, pela ação tóxica do veneno Nicotina, um de seus princípios ativos, causa vaso constrição no sistema circulatório, provocando infartos do coração e derrames cerebrais, além de doenças do trato respiratório sem falar de câncer em todas as áreas de contato com a fumaça, como a boca, o nariz, a garganta e os pulmões; a Cocaína, destroi o olfato, causa rinite se aspirada , danifica as vias aéreas se fumada , tira definitivamente a sensibilidade clitoriana, vaginal e anal durante o ato sexual se espalhada na mucosa dessas regiões , pela ação corrosiva sobre as mucosas, provoca infarto do miocárdio pela sobrecarga imprimida ao sistema cárdio respiratório , e pode desencadear doenças mentais latentes, além de provocar um incontável número de suicídios, pois, após estimular, deprime, por vezes de forma insuportável.
Entre as drogas psicodélicas mais conhecidas, contam se:
LSD: Dietilamida do Ácido Lisérgico (alucinógeno semi sintético); Hydroxyethylamida do Ácido Lisérgico (principio ativo do Ololiuqui); ISO LSD (composto semi sintético); Amido do Ácido Lisérgico (princípio ativo do Ololiuqui); Mescalina (princípio alucinogênico causador de "Visões" do Peyote) Psilocybina (principio alucinogênico do Teonanacatil).
Interessante notar, porém, que os modelos moleculares das drogas acima são muito próximos de substâncias de ocorrência espontânea no cérebro (hormônios, ou seja. agentes fisiológicos que tem papel importante na bioquímica das funções mentais). Por exemplo: O principio ativo no cacto Peyote é o alcalóide Mescalina, muito próximo, em termos de arranjo molecular, do hormónio neurotransmissor Norepinephrina (Noradrenalina), pertencente ao grupo de substâncias que provocam a transmissão de impulsos entre os neurônios (células nervosas); quimicamente. Mescalina e Norepinephrina possuem a mesma estrutura. Ambas as substâncias são derivadas da substância conhecida em química como Phenylethylamina.
Outro derivado da Phenylethylamina é o aminoácido essencial Phenylalanina (Fenilalanina), amplamente distribuída pelo organismo humano, além de presença importante em todas as bebidas dietéticas.
Psilocybina e Psilocina, os princípios ativos do cogumelo alucinógeno mexicano Teonanacatl, derivam se do mesmo composto básico de que se deriva o hormônio cerebral Serotonina: Triptamina. A Triptamina também é o composto básico de um aminoácido essencial o Triptophano.
Mas ninguém precisa, realmente, saber nada dessas confusas e complexas nomenclaturas técnicas para constatar a realidade dos fatos aqui descritos. O fato de importantes substâncias alucinógenas e hormônios cerebrais possuírem a mesma estrutura básica não é uma simples coincidência.
Essa surpreendente relação pode explicar a potência psicotrópica desses alucinogênicos. Possuindo a mesma estrutura básica, esses alucinógenos podem agir nos mesmos pontos do sistema nervoso nos quais atuam os hormônios acima, como se fossem chaves similares encaixando se nas mesmas fechaduras.
Como resultado, as funções psicofisiológicas associadas com esses pontos cerebrais são alteradas, suprimidas, estimuladas ou de alguma outra forma modificadas. Vendo se, por exemplo, a similaridade existente entre o LSD e os hormônios citados, pode se compreender o fenômeno conhecido como flashback: não é o improvável resíduo do LSD que provoca tal "viagem de volta ao passado", mas simplesmente o próprio cérebro cria esse fenômeno, por meio de uma produção excessiva (quiçá descontrolada) de seus hormônios neurotransmissores identicamente aos efeitos do LSD no organismo. Fica fácil, então, concluir que utilizando se de técnicas adequadas, não é necessário o uso de droga alguma para obter se "estados alterados de consciência'.
Basta fazer uso de algumas das técnicas iniciáticas, consagradas pelo tempo, como a Respiração Consciente; a Meditação Transcendental; ou técnicas científicas modernas como a Respiração Holotrópica, criada por Stanislav Grof, cientista com larga experiência no emprego psicoterápico do LSD, conforme relatado em suas diversas obras.
Além delas, o sexo pode ser uma porta para a "expansão da mente", posto as alterações bioquímicas que ocorrem durante uma relação sexual realmente intensa (não obrigatória. nem forçada), são realmente potentes.
No outro extremo do eixo Eros-Thanatos (os deuses do amor e da morte, na mitologia grega), existem os esportes radicais: caça, alpinismo, vôo livre, pára-quedismo, canoagem. Todos eles provocam uma tal descarga de Adrenalina no organismo que os seus praticantes experimentam, sem dúvida, "estados alterados de Consciência”.
E importante ter em mente que não são as drogas em si que são perigosas, mas a relação de cada indivíduo com elas.
Como dissemos anteriormente, os povos indígenas faziam e fazem uso de substâncias psicotrópicas poderosas, potencialmente perigosas, além de capazes de levar à dependência química E veja se que não há, em sua vida tribal, silvícolas viciados em nenhuma substância tóxica, embora usem nas ocasionalmente. Corriqueiro tornou se, porém, nos depararmos com índios que, urna vez integrados na sociedade do branco, tornaram se alcoólatras.
Mais um caso de mau relacionamento com uma droga. E é esse o ponto de alto risco. Quando se consome uma droga, por mais poderosa que seja, num contexto ritual ou litúrgico, os riscos minimizam se; já o consumo recreacional de qualquer droga maximiza os riscos quase sempre graves.
Por isso resolvemos revelar algumas técnicas de produzir se 'estados alterados de consciência' sem ter que recorrer ao consumo de droga alguma. Basicamente, daremos aos leitores as informações para a prática de exercícios poderosos, capazes de levar a mente a alterações semelhantes às obtidas com o consumo de doses psicoativas de drogas potentes como LSD, DMT, Messalina, Psilocybina, Bufotenina, entre outras.
Há, é claro, exercícios mais "leves", capazes de deixar a mente em estados alterados como os obtidos com outras drogas:
Exercícios físicos de alto impacto fazem o corpo produzir Endorfinas, um tipo de Morfina de ocorrência natural e espontânea no organismo humano. Daí se dizer que "esporte vicia".
- pode ser verdade!
Práticas de Yoga física e Meditação Transcendental alteram a mente da mesma forma que o consumo de Maconha, Haxixe, Bhang, Charas. Skunk e Óleo-de-THC fazem. Esportes de luta e combate provocam estimulação psíquica extrema, parecida com a obtida com drogas como a Cocaína e o Tabaco.O sexo, liberado e adulto, desinibe como o álcool, e provoca sensações de liberdade e prazer mais fortes que as conseguidas com a Heroína sem destruir o "usuário"!
Mas sexo pode viciar, já se sabe mais uma prova dos fatos aqui citados Estimulo psíquico pode, também, vir da leitura de livros que despertem o interesse e prendam a atenção do leitor de forma que esse não consiga deixar a leitura até que o fim chegue. Diversas pessoas disseram me que ao ler meu livro “0 Quarto Segredo”, experimentaram tal sensação um impulso irresistível de ler o livro até o final, de um fôlego só, num único dia.
*J.R.R. Abrahão José Roberto Romeiro Abrahão é, entre outras inúmeras coisas, advogado e jornalista; pesquisador nos campos de Parapsicologia, Radiônica, Radiestesia, Geo-biologia, Ondas Escalares, Fenômenos Eletrônicos, etc.; consultor técnico e jurídico na área de patentes; perito em proteção balística; expert em pirotécnica; compositor (parceiro de Raul Seixas); ... ... .... ... É ainda membro de várias entidades, nos mais diversos campos, como: Institute of Noetic Sciences; American Association Eletronic Voice Phenomena; Interdimencional Sciences; Physic Research Group; O.T.O.A. - Ordo Templi Orientis Antigua; ... ... ... Hoje, além de atuar intensamente na área jurídica, é Sócio Diretor das empresas: Ra Comunicações S/C e Ra Eletrônica Ltda . brazilian.contractor@gmail.com
Fonte:http://www.mortesubitainc.org/magia-do-caos/textos-caoticos/estados-alterados-de-consciencia-sem-drogas
.
|
Comentários
Postar um comentário