HÁBITOS E ATIVIDADES QUE RETARDAM O APARECIMENTO DO ALZHEIMER

Imagem relacionada

Hábitos e atividades que retardam o aparecimento do Alzheimer

mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e ainda sem cura que leva à perda de memória e de outras funções cognitivas. Embora ainda não estejam totalmente comprovadas as causas deste mal, algumas atividades e mudanças no estilo de vida podem, além de fortalecer o corpo e a mente, retardar o desenvolvimento da doença.


Mexa-se

A prática de exercícios físicos, estimulando a circulação sanguínea no cérebro, fortalecem a liberação de substâncias importantes que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso. Além das atividades físicas regulares retardarem o aparecimento do Alzheimer em pessoas saudáveis, são muito importantes também para os portadores da doença, pois atenuam os sintomas e reduzem as chances de internação precoce.

Exercícios para o cérebro

Estudar, ler, fazer cálculos e até mesmo meditar são algumas das atividades que, além de fortalecer a memória, estimulam as sinapses - conexão neurológica que acontece ao aprender algo novo – e retardam a manifestação da doença. Segundo pesquisas, pessoas com baixa escolaridade e analfabetas são mais suscetíveis aos efeitos do Alzheimer, já que o intelecto não é suficientemente estimulado.

Vinho tinto e chá verde contra o Alzheimer

Um estudo divulgado pela Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, revelou que algumas enzimas e antioxidantes presentes no chá verde e no vinho tinto conseguem impedir que a beta-amiloide (proteína associada ao Alzheimer) conecte-se e mate as células cerebrais.

Outras doenças relacionadas ao Alzheimer

Para prevenir a doença, é essencial também cuidar para que o corpo não sofra de males como diabetes, colesterol, que são fatores de risco para o desenvolvimento do Alzheimer. Isto porque o excesso de gordura e açúcar no sangue, assim como a redução do fluxo de sangue no cérebro, favorecem a progressão da doença.
Fonte:https://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/1883/habitos-e-atividades-que-retardam-o-aparecimento-do-alzheimer?

Comentários