NEUROCIENTISTAS USAM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA "LER A MENTE" DOS PACIENTES

Imagem relacionada

Neurocientistas usam Inteligência Artificial para "ler a mente" dos pacientes

Neurocientistas da Universidade de Toronto Scarborough, no Canadá, estão utilizando a Inteligência Artificial para, literalmente, ler a mente dos pacientes. Segundo os pesquisadores, a tecnologia é capaz de construir imagens com base na percepção cerebral de dados coletados por eletroencefalografia, exame que faz monitoramento da atividade elétrica do cérebro.
Em testes realizados pelos cientistas, os pacientes precisaram observar algumas imagens enquanto estavam conectados ao aparelho de leitura de ondas cerebrais. Com isso, suas atividades cerebrais eram registradas e, em seguida, analisadas com ajuda de um algoritmo de aprendizado de máquina.
Os resultados foram satisfatórios: os neurocientistas conseguiram usar as informações coletadas para criar imagens digitalizadas de um rosto que estava armazenado na memória de um dos pacientes. A identificação ultrapassou os limites do básico, exibindo imagens ricas em detalhes e de alto nível.
A tecnologia ainda pode reconstruir acontecimentos com base no que o paciente está sentindo no momento, visualizando memórias ou imaginação. Além de rostos, o projeto também tem planos de recriar imagens precisas de diferentes objetos.

https://canaltech.com.br/inovacao/neurocientistas-usam-inteligencia-artificial-para-ler-a-mente-dos-pacientes-109002/

Comentários