A HARMONIA DA INTELIGÊNCIA



Recentemente, ofereci a idéia de nossa “inteligência quadrática”, de quatro tipos distintos de inteligência em nós, que se abrem e se tornam on-line em estágios de desenvolvimento, cada um nos envolvendo com uma dimensão da realidade. Apontei como a psicologia ocidental e a teoria da educação só recentemente perceberam que nossa noção anterior de um "quociente de inteligência" (QI) realmente media apenas umdesses tipos e não a inteligência como um todo.
A "descoberta" acadêmica de inteligência emocional (EQ) e inteligência espiritual (SQ), de como ambos trazem um apoio mais profundo e expandiram os horizontes para a inteligência racional tão apreciada em nossa STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). cultura, está nos desafiando a ajustar nossas categorias em torno do que significa “ser inteligente”. Além desses três tipos de inteligência, sugeri que completássemos o conjunto com um quarto: inteligência visceral (VQ), que é mais ou menos equivalente ao que já conhecemos como sistema nervoso autônomo.
Levei meu leitor para um rápido passeio pelo canal, começando no estado interno inconsciente do corpo (VQ), conectando-se emocionalmente ao ambiente externo ao corpo (EQ), analisando e classificando o objeto da experiência em um sistema racional de significado. (RQ), e sair desta caixa lógica para a intuição espontânea de uma plenitude mais elevada (SQ). Um avanço bem-sucedido da inteligência espiritual depende, até certo ponto, de uma equanimidade de fatores emocionais e racionais - não tão engajados (EQ) ou desligados (RQ) que a verdadeira transcendência é evitada.
Neste post eu quero esclarecer esta teoria ainda mais em seus modos distintos  de intenção  e como eles trabalham juntos na completa harmonia da inteligência. "Modo" é derivado do mod raiz  , que se refere a um caminho, forma, forma ou estilo em que algo existe ou se comporta. Espero mostrar como nosso modo humano de ser e o modo de vida se tornam mais distintivamente humanos à medida que ascendemos através da rede de nossas quatro inteligências.
A inteligência visceral (QV) representa um modo de intenção que ancora a consciência em seu terreno mais profundo. O estado interno do nosso sistema nervoso procura manter o corpo em um equilíbrio dinâmico onde uma conspiração eletroquímica de eventos nos sustenta na vida. Deste terreno providencial surge a própria consciência, que deve preservar sua âncora no corpo e através do corpo para a terra viva.
Um passo acima dos processos amplamente autônomos do nosso estado interno nos leva à inteligência emocional (QE), onde o modo é se envolver com o ambiente ao nosso redor. O envolvimento emocional começa muito cedo na vida e serve à função de conectar nosso estado interno (QV) ao reino fora do corpo, ajustando o estado como necessário e motivando o comportamento que é adaptativo. Outra derivação do modé "humor", referindo-se a essa correspondência de estado interno e externo, interno a situação externa, em um temperamento generalizado que liga os dois reinos.
Da inteligência emocional, nos movemos para a inteligência racional (RQ, anteriormente QI), onde o modo da intenção muda do compromisso para o desapego . Obviamente, esse modo nos serve bem quando nosso objetivo é compreender algo pelo que ele é em si e não como isso pode estar nos afetando pessoalmente. A ciência ocidental aperfeiçoou esse modus operandi de observação imparcial em seu método experimental, que nos permitiu assumir o controle de nosso ambiente de maneira notável.
Nossa preferência caracteristicamente ocidental por operações racionais sobre sentimentos emocionais, quando se trata do que acreditamos podermos realmente contar para uma verdadeira experiência da realidade, levou às conseqüências infelizes da degradação ambiental, da violência inter-humana e dos distúrbios neuróticos. Tornamo-nos adeptos da construção de “modelos” de pensamento - mais um termo com raízes no mod , envolvendo nossa capacidade conceitual de representação abstrata - à medida que nossos programas emocionais permanecem engessados ​​na adolescência e na primeira infância.
O equilíbrio saudável dos modos emocional e racional da intenção é como eu defino a equanimidade - um valor alto em muitas tradições de sabedoria ao redor do mundo. É importante ressaltar que equanimidade não é suprimir ou subtrair de nossa natureza animal, mas sim harmonizar seus impulsos mais profundos num modo de vida consciente em que a paixão (EQ) e a razão (RQ) se complementam e se apoiam mutuamente. Eu concordaria que a equanimidade é muito rara na sociedade hoje, onde parte de nós mesmos fervilha em emoção crua, enquanto a outra parte analisa tudo (literalmente) até a morte.
É exatamente aí que nossa falta generalizada de “força do ego” (uma idéia relacionada à equanimidade) nos prende: desmoronando espontaneamente no caos mental (personalidade limítrofe), oscilando descontroladamente entre extremos emocionais (humor bipolar) e dividindo-se em uma variedade de subpersonalidades. que lutam pelo lugar do controle (identidade dissociativa). Ausente de um centro seguro de autonomia autoconsciente (ego), esses demônios interiores nos conduzem - especialmente quando estamos estressados, ansiosos ou frustrados, o que significa dizer mais e mais vezes nos dias de hoje.
Quando identifico o modo intencional da inteligência espiritual com a transcendência, quero evitar qualquer tendência de separá-lo de nossa vida corporificada. Do meu ponto de vista, tem sido um erro do racionalismo representar a alma como metafisicamente alienígena, existindo à parte do corpo como seu fantasma residente. A transcendência , aqui, não deve ser interpretada como ir além do corpo  e deixá-lo para trás. O que transcendemos são os constructos racionais pelos quais definimos e classificamos a realidade, e acreditamos em uma coisa ou outra.
Compreender de uma só vez o mistério unificado da existência requer que "vá além" do que pensamos que sabemos. O sistema de significado estreitamente interligado que giramos em torno de nós mesmos como uma teia de aranha pode responder às nossas necessidades de segurança, identidade e significado, mas também nos separa do presente mistério da realidade. Este véu deve ser posto de lado por causa da comunhão místicacom a realidade como tal. É nesse modo mais elevado de intenção que percebemos que Tudo é Um.
Se tivéssemos a equanimidade e a força do ego, e estivéssemos firmemente ancorados na base da providência da vida, o convite da espiritualidade para passar pela ilusão do significado e da unidade seria aceito com alegria e celebração. A peça central dessa ilusão é nosso autoconceito como indivíduos separados e totalmente autônomos, seres imortais a caminho de algo melhor do outro lado.
A liberdade espiritual genuína é sobre nos superarmos.
Inteligência Quadrática                  
Antes de meados do século XX, os psicólogos da educação agarraram-se a uma noção de que a inteligência humana poderia ser medida. O chamado "quociente de inteligência" foi saudado como uma maneira de diagnosticar a aptidão intelectual de um indivíduo; não apenas o quão esperto ele ou ela era, mas quão capaz o indivíduo era de ficar esperto.
Inevitavelmente, dado o fato de que a ciência e a psicologia ocidentais dominavam a onda de racionalismo cartesiano-newtoniano e a promessa de raciocínio matemático (provando ser bem sucedido em ciência, tecnologia e engenharia), o teste de QI favoreceu operações de análise, computação, abstração lógica e resolução de problemas.
Aqueles que pontuaram alto no teste de QI foram combinados com melhor educação (quem quer desperdiçar recursos com habilidades apenas médias ou abaixo da média?), Mais oportunidades e empregos com salários mais altos. Afinal de contas, precisamos de pessoas inteligentes dirigindo o Show, intelectos não medíocres e idiotas irracionais que certamente vão estragar as coisas e mandar todos nós para o esquecimento. Os pais orgulhosamente publicariam o QI excepcional de seus filhos em adesivos e qualquer chance que tivessem.
À luz de descobertas e avanços mais recentes em psicologia e neurociência, proponho que o “QI” clássico seja renomeado como “RQ”, para inteligência racional, já que a categoria realmente mede apenas um tipo de inteligência e não a inteligência em geral.
EQ
Em 1995, Daniel Goleman publicou uma teoria da "inteligência emocional", que ele alega basear essas operações matemáticas-racionais com competências sociais e interpessoais que orbitam mais perto do núcleo do eu. Estudos já vinham acontecendo há algum tempo, pesquisando os benefícios da regulação emocional em bebês e crianças pequenas.
Esses estudos demonstraram convincentemente a importância crítica da inteligência emocional. Goleman argumentou que a inteligência emocional importa “ainda mais” do que o QI quando se trata não apenas do sucesso acadêmico, mas de uma proficiência geral na vida.
Enquanto isso, o “QE” de Goleman (abreviação de quociente emocional ) entrou lentamente na conversa da teoria educacional, resultando em algumas mudanças na maneira como os professores ensinam, como os alunos aprendem, onde o currículo pode ser melhorado e por que um “ ambiente de aprendizagem enriquecido é essencial para o sucesso da educação. Apesar dessas mudanças - e de nenhuma maneira foram profundas e sistêmicas mudanças no paradigma dominante - nossas escolas continuam a favorecer o QI sobre o QE quando se trata de prestar um diagnóstico (chamado de nota) sobre a inteligência individual.
Porque eu trabalho no ensino superior, todo este tópico me fascina. Eu posso ver implicações de longo alcance para uma noção mais ampla de inteligência - se apenas os teóricos da educação, administradores escolares e instrutores de sala de aula estão dispostos a desafiar suposições de longa data. Como a mudança é muitas vezes onerosa, um grande desafio será identificar novas fontes de financiamento e canais de recursos. No que diz respeito às mudanças no sistema de educação pública, como as legislaturas estaduais normalmente não dão apoio aos salários dos professores, às instalações escolares, ao desenvolvimento do currículo e às atualizações tecnológicas, as mudanças de que falamos serão difíceis de obter.
SQ
Em 2000, Danah Zohar e Ian Marshall publicaram Spiritual Intelligence: The Ultimate Intelligence , que os autores argumentaram acrescenta uma terceira dimensão ao já reconhecido QI e EQ. A inteligência espiritual (SQ) dá aos indivíduos a capacidade de transcender os construtos emocionais e lógicos de significado onde nossas crenças sobre a realidade são mantidas, expandindo a consciência para dimensões mais altas (e mais profundas) da realidade, bem como para a possibilidade criativa.
Os autores cuidadosamente distinguiram entre inteligência espiritual e crençareligiosa , explicando que enquanto doutrinas podem ser descrições racionais de uma experiência (ie, um produto de RQ), dogmaticamente sustentá-las e defendê-las pode ser evidência no fato de que inteligência espiritual não é  (ou não mais ) ativo.
A inteligência racional, mesmo quando equilibrada e enriquecida pela inteligência emocional, ainda pode ter muito a ver com valores próximos e imediatos, enquanto a inteligência espiritual abre a consciência para o panorama geral e visão ampla, onde podemos contemplar nossa existência e as conseqüências de nossas ações. uma escala muito maior.
Zohar e Marshall propuseram que a adição de SQ a EQ e IQ resultasse em um modelo completo e abrangente de inteligência humana. Mas algo ainda parece estar faltando. E quanto ao sistema nervoso autônomo, que está continuamente regulando o estado interno de nosso corpo e combinando-o com as situações de vida em constante mudança que se desdobram ao nosso redor? E quanto ao que comumente chamamos de “respostas viscerais” e nossa intuição animal? Os impulsos e reflexos do instinto, embora continuem abaixo do limiar da intenção consciente ou do controle, representam certamente um tipo distinto de inteligência.
VQ
Nossa inteligência visceral - o que vou chamar de QV - é muito mais profunda e antiga que as outras três. Ele gerencia nosso humor subjacente, nosso descanso e excitação, o estado de energia tonal de nossos órgãos internos, músculos e pele. É a sobrevivência e inteligência evolutiva da nossa natureza animal.
Voltando à educação, fica claro que os estados internos de alunos e professores - sejam eles calmos, presentes e fundamentados, ou agitados, ansiosos ou entediados - terão consequências previsíveis sobre a aprendizagem à medida que se eleva aos sentimentos conscientes (QE). e articular pensamentos (RQ). Grande parte da educação atual é focada na transferência de conhecimento e habilidades racionais de especialistas (professores) para novatos (estudantes), na maior parte desconsiderando a qualidade do relacionamento de EQ entre ambos ou o estado interno de VQ de cada um.
Então, vamos colocar tudo junto, no que poderíamos chamar de "inteligência quadrática" dos seres humanos (de quad , ou seja, quatro). Nosso maior sistema de inteligência, portanto, é quadridimensional, e cada tipo (VQ, EQ, RQ e SQ) nos envolve com a realidade de uma maneira única e especial.
Quadratic Intelligence
No modelo acima, um cérebro humano está voltado para você, o que significa que os hemisférios direito e esquerdo são opostos aos seus. A teoria popular identifica processos autonômicos (VQ) com o tronco cerebral, sensação emocional (EQ) com o “cérebro direito” e pensamento racional (RQ) com o “cérebro esquerdo” - o que não é totalmente errado, simplista demais para ser útil em qualquer sentido rigoroso. Nosso cérebro é mais uma hierarquia aninhada de projeções, circuitos e redes neurais, tendo evoluído através de estágios distintos de desenvolvimento representados no tronco cerebral (um estágio reptiliano), um sistema límbico periférico (o estágio dos velhos mamíferos) e um córtex cerebral com seus lobos distintos de processamento especializado.
Meu modelo sugere que o EQ e o RQ (que realmente se desenvolvem e ficam online nessa ordem) dependem profundamente do VQ para o estado interno de apoio de que precisam para funcionar de forma eficaz. E, como diz Goleman, como o QG está no seu melhor quando o QE está operando empaticamente embaixo e ao lado dele, estamos percebendo que essas três primeiras inteligências são profundamente interdependentes.
Ao contar histórias e inventar teorias (RQ), podemos alterar o modo como nos sentimos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor (EQ), efetuando mudanças profundas em nosso humor predominante (QV). No entanto, na maior parte do tempo, nossas paixões (QE) e razões (QE) estão tomando as dicas do tom energético de nosso estado nervoso (QV) e compondo interpretações da realidade que combinam com ela.
Mas onde a inteligência espiritual (QS) se encaixa no modelo? Deveríamos simplesmente seguir a trajetória de desenvolvimento de QV através de QE para QE e assumir que QS é apenas mais uma extensão de nossa inteligência racional? Como o QG é sobre a organização de símbolos em padrões significativos, podemos esperar que o QS aproveite essa propensão para construir significados e “falar sobre” coisas espirituais (isto é, metafísicas) como deuses, almas, céu e inferno.
Mas não é assim.
O QS está posicionado no meu modelo entre e acima de EQ e RQ, transcendendo a paixão e a razão a um ponto de maior consciência, onde um horizonte maior e mais longo é contemplado de uma só vez . Essa é a perspectiva da sabedoria. Eu concordo plenamente com Zohar e Marshall que a inteligência espiritual não deve ser identificada com o compromisso religioso ou a fluência teológica de um indivíduo. Em vez de se envolver com a religiosidade, o QS é o que dá a capacidade de ver além dos nossos ídolos, mitos, doutrinas e crenças, o mistério presente da realidade (ou Presença Real do Mistério).
Ao nos ancorarmos no ser-se - mais imediatamente por uma prática meditativa de algum tipo que acalma o corpo (VQ) e abre uma clareira no centro da consciência - nossa inteligência espiritual nos permite superar e romper as convicções que as religiões freqüentemente exploram a sua vantagem, forçando a conversão, forçando a adesão, persuadindo doações, organizando cruzadas e justificando campanhas terroristas em nome de Deus.
Percebemos num instante que Tudo é Um, que estamos juntos nisso, que um futuro compartilhado e esperançoso nos ordena a responsabilidade de viver pelo bem do todo.

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