CIENTISTAS ESTÃO MUITO PERTO DE SEREM CAPAZES DE LER OS PENSAMENTOS

CIENTISTAS ESTÃO MUITO PERTO DE SEREM CAPAZES DE LER OS PENSAMENTOS
Os cientistas estão um passo mais perto de se tornarem leitores de mentes, depois que uma nova pesquisa identificou alguns dos padrões cerebrais complexos que aparecem quando pensamos em frases específicas.
Os padrões cerebrais gerados por certas frases puderam ser previstos com 87 por cento de precisão no estudo, com base em um “alfabeto” de 42 conceitos diferentes que abrangem o tamanho, localização, cores, ações e outros elementos que compõem pensamentos complexos no cérebro.
É importante notar que os pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon não sabem exatamente o que você está pensando, pelo menos não por enquanto – seus segredos são seguros – mas o seu sistema é capaz de decodificar os tipos de pensamentos que você está tendo baseados na digitalização das reações do cérebro.
Isso ocorre porque diferentes partes do cérebro lidam com diferentes tipos de pensamento, de modo que certos neurônios podem reagir quando você pensar sobre um objeto como uma lâmpada, e outros neurônios podem reagir com base no que você está fazendo com o objeto, ou de que cor é.
“Um dos grandes avanços do cérebro humano foi a capacidade de combinar conceitos individuais em pensamentos complexos, pensar não apenas em ‘bananas’, mas ‘gosto de comer bananas à noite com meus amigos’”, disse o pesquisador principal, Marcel Just.
“Nós finalmente desenvolvemos uma maneira de ver os pensamentos dessa complexidade no sinal de fMRI [imagem por ressonância magnética funcional]. A descoberta dessa correspondência entre pensamentos e padrões de ativação cerebral nos diz como os pensamentos são construídos”.
Os cientistas usaram um algoritmo customizado para analisar varreduras tiradas com uma máquina de fMRI para determinar quais tipos de pensamentos desencadeiam que tipos de padrões cerebrais. O algoritmo foi então usado para prever pensamentos em novos padrões cerebrais.
O processo é semelhante a mostrar para um mecanismo de inteligência artificial uma centena de fotos de um cão para que ele aprenda, e depois pedir para que ele diga se uma nova imagem mostra um cachorro ou não.
Os cientistas mostraram que o algoritmo poderia prever como pensamentos complexos seriam reunidos no cérebro, elaborando tipos de estruturas de pensamento baseadas na atividade neural.
Identificar os blocos de construção de um pensamento como é mostrado no cérebro é algo que não foi feito antes, e os pesquisadores relatam que esses blocos parecem ser consistentes, não importando qual é a língua ou cultura nativa da pessoa envolvida.
O estudo também expande o uso de algoritmos inteligentes para detectar esses padrões de cérebro para nós. No ano passado, os cientistas usaram a IA para combinar padrões cerebrais específicos com certos recursos em um rosto, então o software está nos ajudando a melhorar para descobrir como certas atividades cerebrais combinam com nossos pensamentos.
Por enquanto, computadores, scanners fMRI e cientistas especializados não sabem se você está pensando no que é para o chá ou para o que você teve no café da manhã – estamos um pouco mais abaixo naquele caminho, que um dia poderia ser extremamente útil para pessoas que não podem se comunicar de forma normal.
“Um próximo passo pode ser decodificar o tipo geral de tópico em que uma pessoa está pensando, como a geologia ou o skate”, diz Just. “Estamos a caminho de fazer um mapa de todos os tipos de conhecimento no cérebro”.

Comentários