Chimpanzés, bonobos e humanos parecem compartilhar linguagem corporal, indicando uma provável herança evolucionária do ancestral em comum
Apesar de não possuírem uma linguagem propriamente dita - ausência de específicas regras gramáticas e linguísticas, ou aceitável vocabulário - os chimpanzés (Pan troglodytes) mostram ter uma sofisticada comunicação corporal, via gestos e outras expressões corporais compartilhada também conosco em sua natureza. E, agora, um novo estudo publicado esta semana na PLOS Biology mostrou que vários movimentos corporais básicos com o objetivo de comunicação são quase idênticos entre chimpanzés e bonobos (Pan paniscus), tanto em significado quanto em movimentação física, sugerindo fortemente que foram herdados do nosso ancestral em comum com essas duas espécies de primatas superiores.
Quando queremos dizer 'Oi' para alguém, ou indicar que estamos querendo comida, nosso instinto básico é geralmente acenar com as mãos e apontar o dedo para a boca, respectivamente. Esse tipo de linguagem corporal é complexa - não apenas funcional e, sim, uma via consciente e intencional de comunicação - e os pesquisadores nas últimas décadas viram que ela também é expressa nos nossos parentes evolucionários mais próximos, os chimpanzés. Nesse sentido, recentemente os cientistas resolveram estudar o quão comum ela era também nos bonobos (outro parente nosso bem próximo) e como ela se relacionava entre as duas espécies, inclusive quando comparadas com o repertório humano.
Os pesquisadores - liderados por Kirsty Graham, uma psicóloga comparativa da Universidade de York, Reino Unido - começaram analisando vídeos de bonobos selvagens na República Democrática do Congo. Quando um bonobo fazia um gesto comum que trazia uma resposta consistente e satisfatória dos outros, o movimento corporal era registrado e analisado. Em seguida, os gestos listados foram comparados com aqueles vistos em chimpanzés - os quais já são extensamente estudados e documentados -, sendo encontrado que os repertórios gestuais eram, fisicamente, os mesmos em aproximadamente 90% dos casos. Além disso, os significados deles eram similares entre as duas espécies em um nível suficiente para descartar apenas uma coincidência.
Os pesquisadores inferiram que essa linguagem corporal com similares significados e gesticulação entre essas duas espécies foram herdadas biologicamente durante a evolução, e como várias pessoas (humanos/Homo sapiens) parecem prontamente entender o que os animais querem via tais gestos - apesar de não existir um rígido estudo para verificar isso ainda -, fica implícito que ela surgiu do último ancestral comum entre essas três espécies (Pan-Homo). Existe também a possibilidade de que tais gestos e seus significados surgiram de forma independente nesses primatas superiores, mas os pesquisadores acham isso mais do que improvável.
Alguns dos gestos, porém, eram claramente aprendidos ou alterados, não simplesmente herdados, como o levantamento exagerado dos braços que um bonobo macho chamado de Shiba fazia enquanto simultaneamente projetava seu peitoral. Esse indivíduo parecia fazer isso para enfatizar eficientemente sua vontade para outro bonobo. Outra observação importante é que fica incerto se um bonobo entenderia a linguagem corporal de um chimpanzé, algo que fica sugerido considerando a similaridade dos repertórios gestuais. Diferenças mínimas de movimentação corporal e vocalizações concomitantes podem ser importantes fatores não levados em conta.
Agora, os pesquisadores responsáveis pelo novo estudo querem saber o quanto as pessoas - aleatoriamente escolhidas - conseguem entender dos gestos dessas duas espécies e se, de fato, muitos deles também são similares aos nossos. Além disso, querem saber se os bonobos conseguem entender os chimpanzés, e vice-versa.
Fonte:https://www.saberatualizadonews.com/2018/03/chimpanzes-bonobos-e-humanos-parecem.html
Os mamíferos mais inteligentes da Terra - alguns vão te surpreender!
Conheça os nove animais da classe que são considerados os mais desenvolvidos intelectualmente
Por Por Fernanda Drumond
01/06/2022 07h12 Atualizado há 10 meses
A classe dos mamíferos engloba mais de 5.300 espécies de tamanhos variados e com características completamente diferentes. Entre eles, estão alguns dos animais mais inteligentes do planeta. Mas quais possuem o cérebro mais desenvolvido? Talvez nunca se saiba ao certo a exata ordem desta lista, mas pesquisas indicam quais integram entre os mamíferos mais inteligentes do planeta. Confira!
9. Guaxinins
Os guaxinins são especialistas em abrir fechaduras. Eles também possuem uma ótima memória e podem lembrar soluções de quebra-cabeças por até 3 anos. Sua audição é tão aguçada que eles podem distinguir minhocas se movendo no subsolo.
Guaxinim ou rato-lavadeiro — Foto: ( Darkone/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
8. Ratos
A mente dos ratos funciona de forma semelhante à dos humanos, apesar do cérebro ser bem menor. Eles têm a capacidade de desvendar labirintos, memorizar caminhos e executar tarefas complexas com várias etapas. Também são animais sociais, quando deixados sozinhos, eles começam a apresentar sinais de depressão e solidão.
Rato-marrom — Foto: ( GeographBot/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
7. Porcos
Os porcos resolvem labirintos, possuem empatia, processam e exibem emoções e entendem a linguagem simbólica. Alguns podem reconhecer seu próprio reflexo com apenas 6 semanas de idade – crianças humanas levam vários meses para compreender o conceito de reflexão. Eles também possuem aproximadamente 20 sons diferentes para se comunicar.
Porco doméstico — Foto: ( Peter O'Connor/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
6. Golfinhos
Os golfinhos são mamíferos marinhos fáceis de serem treinados e capazes de se reconhecer em espelhos, notar marcas desconhecidas em seu corpo a partir do reflexo, identificar imagens na televisão e possuem uma memória impressionante.
Golfinho-roaz, golfinho-nariz-de-garrafa ou roaz-corvineiro — Foto: ( Cloudette-90/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
5. Elefantes
O elefante é o maior mamífero terrestre e também um dos mais inteligentes da Terra! Os paquidermes são conhecidos por terem memórias incríveis. Eles podem se lembrar de caminhos com centenas de quilômetros de extensão e também se reconhecem após anos de separação.
Elefante africano de savana — Foto: ( Diego Delso/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
4. Gorilas
Primatas assim como nós, os chimpanzés, os orangotangos e os demais macacos, os gorilas podem formar frases originais para se comunicar com humanos e entender o uso de símbolos para representar objetos e conceitos mais complexos.
Gorilas de Ruanda — Foto: ( Divulgação)
3. Chimpanzés
Os chimpanzés compartilham de 95% a 98% do DNA com os humanos, portanto, são muito parecidos conosco, inclusive em termos de inteligência. Eles aprendem linguagens verbais, choram a morte de entes queridos e fabricam ferramentas. Além disso, podem manipular o ambiente para que sirva melhor a si mesmo e a sua comunidade.
Chimpanzés-comuns — Foto: ( Böhringer Friedrich/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
2. Orangotangos
Este primata é capaz de usar ferramentas, aprender a linguagem de sinais e ter estruturas sociais complexas que envolvem rituais. O que realmente os diferencia é a capacidade de entender por que uma determinada ação é realizada.
O orangotango-de-bornéu — Foto: ( Thomas Fuhrmann/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
1. Humanos
Não há nenhum animal que supere os humanos em inteligência. Temos habilidades de raciocínio superiores e podemos manipular ambientes e desenvolver comunidades de maneiras surpreendentes
Os humanos (Homo sapiens) são os mamíferos mais inteligentes que existem — Foto: ( Pexels/ Sam Lion/ CreativeCommons)
Fonte:https://vidadebicho.globo.com/comportamento/noticia/2022/06/os-mamiferos-mais-inteligentes-da-terra-alguns-vao-te-surpreender.ghtml
Comentários
Postar um comentário