DICAS PARA AUMENTAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

a inteligência emocional


Dicas Para Aumentar Sua Inteligência Emocional
Por vários anos temos ouvido repetidamente sobre a importância de desenvolvermos a inteligência emocional. Estamos tão saturados que, no final, só sabemos que há uma série de habilidades que temos que alcançar, mas não sabemos como chegar lá, se estamos no caminho certo ou se já conseguimos.
A verdade é que o fato de sermos seres emocionais e inteligentes pode parecer bastante complicado. No entanto, isso depende, em grande parte, de como fazemos o nosso treinamento.
Por isso, neste artigo queremos propor de uma maneira singela a possibilidade de atingir parte desta grande habilidade, tentando compreender as 15 frases seguintes.

A inteligência emocional em 15 dicas

  1. “Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica”. Daniel Goleman.
Nossas emoções moldam nosso caráter, nossa maneira de ser e como os outros nos veem.
  1. “Todo aprendizado tem uma base emocional”. Platão.
Não existe um único momento em nosso dia a dia em que estejamos livres de emoções, ainda que não saibamos identificá-las. Tudo o que aprendemos em nossa vida está, em parte, determinado pelo nosso estado emocional de base e sua origem.
  1. “Não existe correlação entre QI e empatia emocional. Eles são controlados por diferentes partes do cérebro”. Daniel Goleman.
Não existe relação direta entre o que entendemos por inteligência acadêmica e inteligência emocional. Uma pessoa pode ser altamente inteligente e se destacar na escola, mas, no entanto, não se destacar em sua vida pessoal.
  1. “A confiança, como a arte, nunca tem todas as respostas, mas está aberta a todas as perguntas”. Earl Gray Stevens.
Somente fazendo as melhores perguntas podemos obter as melhores respostas. Isso é determinado com base em nossa consciência sobre o que pensamos, dizemos e fazemos na frente dos outros e de nós mesmos.
  1. “Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação”. Provérbio Árabe.
Esta frase é uma das melhores definições de empatia que existem. Sabemos que a empatia é um dos principais pilares da inteligência emocional. Sentir-se como os outros se sentem e saber como usar isso é tão importante quanto o autoconhecimento.
  1. “As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal”. Daniel Goleman.
Podemos neutralizar nossos sentidos, mas não somos capazes de escapar de nossos sentimentos e emoções. Façamos o que façamos nos sentiremos bem ou mal em diferentes graus, atendendo aos diferentes níveis de um mesmo estado contínuo.
  1. “O cérebro emocional responde a um evento mais rapidamente do que o cérebro pensante”. Daniel Goleman.
E isso é porque, como disse Blaise Pascal: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.
  1. “Não esqueçamos que as pequenas emoções são as grandes capitãs de nossas vidas, e as respeitamos sem perceber”. Vincent Van Gogh.
Sentir e entender porque, como, onde, quando e o que podemos fazer é a única maneira de conduzirmos nossas vidas sem o prejuízo que as emoções podem nos causar.
  1. “Cuide de suas próprias emoções e nunca as subestime”. Robert Henri.
As emoções são armas poderosas que podemos usar a nosso favor ou contra nós.
  1. “Esteja ciente de que, neste momento, você está criando. Você está criando seu próximo momento com base no que sente e pensa. Isso é o que é real”. Doc Childre.
Na verdade, nossa realidade atual é baseada em cada segundo que passa e caminha diante de nós, moldando o nosso futuro.
  1. “Use a dor como uma pedra em seu caminho, não como uma área para acampar”. Alan Cohen.
Esvazie o seu interior de ausências presentes, recolha a pedra e leve-a até a próxima estação para que saiba que é capaz de avançar. Para expressar isso mais claramente: até um pé na bunda é capaz de nos empurrar para frente.
  1. “É importante compreender que a inteligência emocional não é o oposto de inteligência, não é o triunfo do coração sobre a cabeça, é a interseção de ambas”. David Caruso.
A verdade é que o coração nos diz o que precisa ser feito, mas a razão nos diz o que devemos evitar e nos ajuda a entender. Manter o coração e a razão trabalhando juntos deve ser nossa maior aspiração.
  1. “A diferença essencial entre a emoção e a razão é que a emoção leva à ação, enquanto razão leva a conclusões”. Donald Calne.
Sentimentos nos ajudam a avançar conforme desenvolvemos uma melhor forma de interagir com eles. Assim, conhecer a nós mesmos em ambos os aspectos nos encoraja a sermos mais eficazes ao tomar decisões e ao direcionarmos as nossas vidas.
  1. “Como seres humanos, todos queremos ser felizes e livres da miséria, todos aprendemos que a chave para a felicidade é a paz interior. Os maiores obstáculos à paz interior são as emoções perturbadoras como raiva, o apego, o medo e a desconfiança, enquanto o amor e a compaixão são as fontes de paz e felicidade”. Dalai Lama.
Há emoções saudáveis ​​e não saudáveis, ​ que nos capacitam e que não nos capacitam. Devemos dar as boas-vindas à alegria, a tristeza, a surpresa e ao tédio, enquanto devemos evitar a ira, a vingança, o ódio e a depressão.
  1. “A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas ser motivado a eliminá-la”. Daniel Goleman.
O nosso coração não permite a opção dos outros se sentirem mal. Na medida do possível devemos tentar evitar todo o sofrimento dos quais tivermos conhecimento.
pombas-brancas-detalhes-da-vidaVisão pessoal…
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e compreender as nossas emoções e saber lidar com elas da melhor forma possível. É uma habilidade que vamos desenvolvendo durante a vida. Manter o equilíbrio emocional faz um bem danado e ajuda na saúde psíquica e física.Agora, equilibrar não é controlar, não é reprimir e nem fingir que as emoções não existem. Pelo contrário, é ter plena consciência de como elas estão interferindo na nossa vida, no nosso dia a dia e no nosso organismo. É
saber o que desperta cada reação e como fazer para não sucumbir às emoções, antes que causem algum
estrago.Pessoas equilibradas manipulam melhor os seus comportamentos, têm mais jogo de cintura quando se deparam com desafios, constroem relacionamentos mais fortes e têm mais facilidade para enfrentar adversidades e se recuperar de fracassos.Mas em meio a todas as pressões e dificuldades da vida como fazer para manter ou adquirir este equilíbrio?Primeiro, considere que ter boa saúde emocional não é não ter problemas, mas sim saber lidar com eles e isso é algo que precisamos e podemos aprender, identificando as nossas questões e buscando resolvê-las.Ter saúde emocional também é muito mais do que não ter depressão e ansiedade ou outros problemas psicológicos, vai além de não estar doente e está intimamente relacionado com a habilidade de aprender a cultivar constantemente sensações positivas. Ou seja, começa na qualidade dos pensamentos.É a habilidade de desenvolver autoconfiança, resiliência, amor pela vida e gratidão. É conseguir rir de si mesmo e das pequenas coisas que às vezes não saem conforme o esperado. É ser flexível, fortalecendo a autoestima e querer sempre ser a melhor versão de si mesmo e manter relações satisfatórias.E como fazer isso?
Bom, existem diversas opções como meditar, rezar, cantar, fazer terapia, estar junto de amigos e pessoas
agradáveis e de quem gostamos, fazer exercícios, ter boa alimentação, dormir bem, ler bons livros, se divertir,estar em contato com a natureza. A lista é enorme e batida! Sim, a “cura” é óbvia. A todo momento, vários especialistas estão falando o que fazer para desenvolver mais inteligência emocional e alcançar o bem-estar.Mas por que, para a maioria das pessoas, parece algo tão difícil e distante de se alcançar? Porque é preciso colocar a teoria em prática!;É preciso entrar em ação! Não basta querer, tem que agir, tem que dar o primeiro passo e fazer algo para mudar.Se você não consegue sozinho, peça ajuda; Mas faça algo, comece, vá superando pequenos desafios dia a dia,isso irá te motivar.
Trabalhe seus pontos fracos. Procure apoio, faça terapia, ou um processo de coaching, converse com amigos,mas dê o primeiro passo. Saia da inércia. Não deixe a vida te levar, ou quando perceber estará bem longe do que sonhou para a sua vida. Aprenda a se equilibrar. Descubra quais são o gatilhos que disparam suas emoções mais incontroláveis e muitas vezes destrutivas (já que não  estão sendo geridas adequadamente). Não existe uma fórmula mágica. Cada um sabe onde o seu calo aperta.
Inspiração….

Inteligência Emocional – Eu faço a diferença no mundo

5 passos para desenvolver a Inteligência emocional – O Poder do Ser

Manual de inteligência emocional – SciELO

Monicavox
Recomendo…
Resultado de imagem para imagens sobre livros de  inteligencia emocional
Resultado de imagem para imagens sobre livros de  inteligencia emocional

Resultado de imagem para imagens sobre livros de  inteligencia emocional

Fonte:https://monicavoxblog.wordpress.com/2017/08/19/dicas-para-aumentar-sua-inteligencia-emocional/

Postagens mais visitadas deste blog

TEONANÁCATL - COGUMELO SAGRADO,A CARNE DOS DEUSES

TIPOS DE TRANSE : COMPREENDENDO OS ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA

AYAHUASCA,O CHÁ DO SANTO DAIME : CHÁ SAGRADO OU DROGA ALUCINÓGENA ?