OS BENEFÍCIOS DAS BRINCADEIRAS PARA O CÉREBRO DAS CRIANÇAS

 

Crianças brincando com blocos (Foto: conttonbro/Pexels)

Crianças brincando com blocos (Foto: cottonbro/Pexels)

  • MALU ECHEVERRIA

 ATUALIZADO EM  


Não existe melhor treino para a vida do que o brincar. Afinal, são nesses momentos que o seu filho vai experimentar o mundo ao redor, seja testando habilidades, simulando conflitos, seja internalizando regras. “Antes de ser capaz de escrever, a criança precisa treinar a motricidade fina, só para citar um exemplo. Como desenvolver essa habilidade? Brincando de massinha, de pintura, de empilhar blocos…”, afirma a educadora Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar (SP).


brincadeira também é crucial para a socialização, algo que foi comprometido durante a quarentena da covid-19. Isabel tinha 1 ano e 9 meses quando a pandemia começou, em março de 2020. “Bem na época em que ela tinha recém entrado na escola, nos isolamos”, lembra a empresária Elisa França, mãe da menina.

Ela conta que, passados dois anos, a filha teve dificuldade para se adaptar na volta às aulas. “Não sei se foi só por causa do confinamento, acho que ela é mais tímida mesmo. Porque a irmã, Vitória, de 1 ano e meio, nasceu durante a pandemia e sempre foi muito expansiva”, diz. Elisa está respeitando o tempo da filha mais velha, atualmente com 4 anos, sem neuras. “Nas aulas de natação, ao menos, ela já ganhou confiança de novo”, comemora.

Por falar nisso, o movimento, tanto dos esportes quanto das brincadeiras, é um grande aliado do cérebro. “A explicação está na série de substâncias benéficas liberadas pelo órgão durante as atividades físicas”, diz o neuropediatra Farias, do Hospital Pequeno Príncipe. Entre elas, a endorfina, hormônio utilizado na comunicação entre os neurônios.

Menos telas

Infelizmente, tanto a socialização quanto as atividades físicas e, principalmente, o sono estão competindo com as telas hoje em dia. A regra é clara: a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que, até os 2 anos, a criança não tenha contato com telas (a não ser em chamadas de vídeo). Entre 3 e 5 anos, elas podem ser usadas por até uma hora por dia, enquanto de 6 a 10 anos, até duas. Com supervisão, e jamais durante as refeições.

Levando-se em conta os inúmeros prejuízos causados pelo excesso das telas, é preciso equilibrá-las com outros estímulos. Uma pesquisa liderada pela Universidade de Oslo (Noruega), que avaliou cerca de 2 mil crianças de 13 países com idades entre 8 e 36 meses, observou que aquelas menos expostas passivamente às telas e cujos cuidadores tinham o hábito de ler mais para elas apresentaram maiores ganhos de vocabulário durante o lockdown (entre março e dezembro de 2020).

A fotógrafa e influenciadora digital Morgana Secco, mãe de Alice, 3 anos, que ficou famosa na internet como a menina das “palavras difíceis”, seguiu à risca as recomendações da SBP. “Não podemos atribuir o desenvolvimento dela somente a esse fator, pois as predisposições dela e o ambiente que proporcionamos também influenciam. Mas o não uso de telas aumentou o contato dela conosco e possibilitou a aquisição de outros hábitos mais saudáveis, como o da leitura, e isso certamente é positivo”, avalia a mãe de Alice.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2022/08/desenvolvimento-os-beneficios-das-brincadeiras-para-o-cerebro-das-criancas.html



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